Dicas para manter um currículo digital

Estamos atualmente na era em que a internet se tornou algo essencial no mundo, hoje em dia é muito fácil entrar em contato com qualquer pessoa do mundo, é incrível a velocidade para se encontrar alguma informação e são imensas as oportunidades de trabalho que se encontram na internet.
O que pretendo nesse post é passar algumas dicas sobre como manter um bom currículo na web, apresentando diversas dicas de enriquecê-lo com atividades que se pode fazer pela internet, essas dicas serão valiosas principalmente para aqueles que buscam o seu primeiro emprego e não conseguem por falta de experiência.

Profissional de sucesso na web

Profissional de sucesso na web


1 – Faça network pelas redes sociais: Tenha participação ativa em fórúns da sua área profissional, utilize redes como Twitter, Facebook ou Google+ de forma que agregue valor e conhecimento, ou seja, não perca tempo postando coisas fúteis e sim postando e buscando informações que agreguem valor, isso atrairá novos seguidores e também seguir profissionais ícones será um diferencial. Isso enriquecerá seu network fazendo com que você conquiste uma certa visibilidade na web. Com isso, na hora de participar em um processo seletivo, você terá mais chances de conquistar o emprego, pois você estará mantendo uma postura profissional na web.

2 – Tenha um site ou blog pessoal: Manter um blog ou site é um desafio, porém é enriquecedor para o seu currículo, pois demonstrará que você domina determinado assunto, que tem comprometimento em buscar conteúdo para os seus leitores, sendo a melhor forma de mostrar ao público que você conhece tal assunto. Essa será a melhor forma de fazer o seu marketing pessoal e hoje em dia é possível manter um site ou blog totalmente de graça e o retorno sobre isso vale a pena, pois você terá novos amigos, leitores, atrairá empresas e novas oportunidades.

3 – Currículo no LinkedIn: De fato, o LinkedIn se tornou uma das melhores redes sociais para manter um currículo online e fazer network nele. Muitas empresas estão caçando profissionais através dessa rede, então fica a dica, cadastre-se nessa rede, participe ativamente das comunidades de seu interesse e mantenha sempre atualizado o seu currículo.

4 – Participe de projetos voluntários: Existem diversos projetos a se participar pela web, por exemplo, na área da computação existem pessoas que colaboram em projetos open-source e essa colaboração será diferencial entre você com os demais profissionais. Hoje já existem redes como Github e Bitbucket que facilitam na publicação e colaboração de projetos de código-aberto, ter um perfil nessas redes facilitará e muito na busca de um emprego nessa área, pois pode ocorrer a possibilidade de você ser contratado por uma empresa que mantém um projeto aberto, simplesmente porque ela gostou do seu trabalho, resumindo é a melhor maneira de mostrar ao público o seu trabalho. Para as demais área profissionais, confesso que não sei se existe ferramentas ou redes sociais para colaborar via web, talvez exista fóruns que se encaixa perfeitamente nessa dica, mas o que quero passar aqui é que participar de projetos voluntários é plus para o seu currículo, pois considera-se como experiência profissional, e ser solidário faz bem para sua carreira e também para sua vida.

Com essas dicas você estará aumentando sua visibilidade no mercado de trabalho, apenas utilizando ferramentas gratuitas disponíveis na web, se conhecer outras dicas, comentem abaixo! 8-)

About these ads
Etiquetado , ,

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: