Ferramentas essenciais para um blogueiro

Atualmente brinco com meus 3 blogs (Underground Linux, Underground WebDev, CRP Underground) quase todo dia, com isso resolvi elaborar esse post com intuito de apresentar para os novatos no mundo de blogs, as ferramentas gratuitas da web, que são essenciais para gerenciar não só o conteúdo do blog, mas também como melhorar a visibilidade dele na web.

Plataforma para blogs

Plataforma para blogs


1 – Redes Sociais: De começo, é essencial criar um perfil do blog para uma ou mais redes sociais, pois será por elas que você publicará novos post, conhecerá novos amigos e formará um grupo de leitores para o seu blog. No meu caso tenho 3 redes sociais para cada blog, porém caso não queira administrar tantas redes sociais, faça uma breve pesquisa sobre em qual das redes sociais você teria mais popularidade, ou seja, qual é o seu público alvo e em qual rede social eles mais frequentam.
As redes sociais do momento pelo qual recomendo fazer um perfil é Twitter, Facebook, Google+ e Pinterest.

2 – Analytics: Ter uma ferramenta analytics integrada ao seu blog é necessário para você analisar de onde vem os seus leitores, quais posts eles mais gostam do seu blog, além de outras informações relevantes para se tomar uma decisão precisa na hora de publicar algo nas redes sociais ou até mesmo promover eventos para divulgação do próprio blog. Atualmente para usuários de qualquer plataforma de blog o Google Analytics é a melhor ferramenta gratuita com muitos recursos para gerenciar diversos sites ou blogs. O único problema é para usuários da versão gratuita do WordPress, pois não é possível utilizá-lo sendo obrigado a usar as estatísticas da própria plataforma.

3 – Google Feedburner: Para quem precisa gerenciar conteúdo via protocolo RSS ou Atom, o FeedBurner é uma ótima idéia, ele permite gerenciar e monitorar todo trafego desse protocolo, gerando gráficos sobre quantos usuários assinam o seu RSS, permitindo customizar o conteúdo a ser publicado, incluir anúncios Adsense e muito mais. Vale a pena conferir Google Feedburner.

4 – Twitterfeed: Perfeito para automatizar posts no Twitter, Facebook ou LinkedIn baseado no conteúdo atualizado do RSS do seu blog. É simples e eficaz, basta cadastrar seu RSS e registrar em quais redes sociais irá publicar os novos posts, que será automaticamente publicado no Twitter, Facebook e/ou LinkedIn. Conheça a ferramenta: http://twitterfeed.com/

5 – Twuffer: Ferramenta muito útil para agendar e automatizar tweets. Para usá-lo é simples: basta logar com uma conta do Twitter, escrever um tweet e agendá-lo para sua publicação ocorrer em uma determinada data desejada. Para melhores detalhes visite sua página inicial aqui.

6 – Boo-box e Google Adsense: Ambos são boas ferramentas para publicação e monetização de anúncios para blogs. É uma ótima ferramenta para quem deseja ganhar dinheiro através de clicks em banners que você adicionou em seu blog ou site. Existem diversos outros programas de afiliados, porém os que mais se destacam na web são esses dois: Boo-box e Google Adsense.

Se conhecer outras ferramentas que não citei aqui, comentem abaixo pessoal, até a próxima! :-)

About these ads
Etiquetado ,

8 thoughts on “Ferramentas essenciais para um blogueiro

  1. priscillamuniz disse:

    Show de bola 10!

    Particularmente desconhecia várias ferramentas para usar no blog, são esses pequenos detalhes que fazem toda a diferença e deixam o seu blog mais arrojado e atrativo, afinal não basta ter o conteúdo bom (alias isso é obrigação), tem que ser visualmente atrativo e bem organizado.

    Parabéns!

  2. Voce consegue converter valores significativos com Adsense e Boo-box?

    • Tarcísio, há vários fatores que influenciam significativamente nos valores tanto em Adsense como boo-box.
      Por exemplo, uma boa estrutura semântica do seu site (SEO), estratégias de como será inserido os banners e principalmente a qualidade do conteúdo do seu site, essas três regras bem aplicadas vão te trazer um grande número de visitas e consequentemente muitos clicks nos anúncios.

      • Agradeço pela resposta Caio. Mas já aproveitando que estou aqui…Quantas visitas, no mínimo, você acha que um site deve ter diariamente para se tornar lucrativo ao usar Adwords e Boo-box?

      • Boa pergunta…..na minha opinião tanto faz….

        Um site pode ter poucas visitas porém com anúncios cativantes por clicks, assim como um grande portal de imensas visitas pode não ter tantos clicks assertivos, vai variar de acordo com a qualidade do anúncio e bom posicionamento do mesmo.

  3. Ótimas ferramentas!
    Eu quero começar a monetizar blogs, já tenho uma ideia de como começar a fazê-lo…

    Atualmente, trabalho administrando contas no Facebook e no Twitter para empresas, e quero continuar fazendo isso quando for para o meu blog. Bons posts aumentam e muito o tráfego para o site!
    Para manter os seguidores sempre informados, eu utilizo a ferramenta Postcron (http://www.postcron.com/pt/ ). Com ela, eu agendo posts no Facebook e no Twitter, obtenho rapidamente conteúdo relevante (recomendado pela própria ferramenta), entre tantas outras funcionalidades muito úteis.

    Eu recomendo!

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: